A partir de hoje, o blog terá 3 quadros interativos com os valores das principais commodities mundiais. Os quadros estão localizados na parte direita e inferior da página.
Palavra de origem inglesa, Commodity refere-se as mercadorias primárias não manufaturadas ou parcialmente manufaturadas, que são negociadas em Bolsa de Valores.
A produção destas matérias-primas é feita em larga escala por diferentes produtores e possuem características uniformes para atender a uma demanda mundial.
Geralmente, as commodities podem ser estocadas por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade. A negociação destes produtos in natura, movimenta bilhões de dólares diariamente.
As principais commodities produzidas e exportadas pelo Brasil são: café, suco de laranja, minério de ferro, soja, alumínio, petróleo e seus derivados.
O preço destas mercadorias são bastantes variáveis. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram bastante. Porém, se o quadro for de recessão mundial, as commodities se desvalorizam e o valor das ações das empresas produtoras são prejudicados na bolsa de valores.
Através do quadro Commodities do blog, é possível acompanhar os valores do óleo bruto, gás natural, gasolina, óleo de aquecimento (destilado do petróleo bruto), ouro, prata e cobre.
Brent x WTI
O petróleo e seus derivados são as principais commodities negociadas mundialmente.
A cotação do preço do barril de petróleo (159 litros) é feita diariamente através de duas referências: Brent e WTI.
Mas qual a diferença entre elas?
Basicamente, o diferencial entre Brent e WTI está nas diferenças de qualidade e de custos de refino e transporte do petróleo. Estas siglas também servem de base para indicar a origem do óleo e o mercado onde ele é negociado.
BRENT
O Petróleo Brent foi batizado assim porque era extraído de uma antiga base da Shell (Brent Spar) no Mar do Norte.
Comercializado na Bolsa de Londres, tem como referência tanto o petróleo extraído no Mar do Norte, como no Oriente Médio.
Possui °API de 39,4 e teor de enxofre de 0,34%.
A cotação Brent é referência para os mercados europeu e asiático.
WTI
É a sigla de West Texas Intermediate.
West Texas é a principal região petrolífera dos Estados Unidos, e o Petróleo WTI é vendido pelos intermediários do West Texas. Esta é a razão para a nomenclatura desta referência de cotação.
Comercializado na Bolsa de Nova York, refere-se ao produto extraído principalmente da região do Golfo do México.
Possui °API entre 38 e 40 e teor de enxofre de 0,3%.
A cotação WTI é referência para o mercado norte-americano.
O petróleo WTI é mais leve e, portanto, mais fácil de ser refinado, o que geralmente confere um preço mais alto em relação ao Brent.
Atualmente, influenciado pela situação geopolítica dos principais países produtores, como os conflitos no Oriente Médio, o Brent está mais caro que o WTI; o que mostra que as cotações dos barris de petróleo são influenciadas diretamente por estes fatores.
O quadro Brent Petróleo Bruto e WTI Petróleo Bruto do blog mostram as cotações do barril para estas referências.