segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

R E s E R V a T Ó R I O s

Dando continuidade ao tema de Reservatórios....

2- Mudanças de Fase

Não é muita novidade que qualquer fluido ou gás tem suas propriedades alteradas quando estes passam de um estado originário para outro.

As condições de pressão e temperatura dentro do reservatório são bem diferentes das condições na superfície. A medida que o óleo é produzido, a pressão dentro do reservatório vai diminuindo e chega até um limite onde o óleo não pode ser mais recuperado, é aí que entra em ação os métodos de recuperação, mas isso é assunto para o 5° post da série .... aguardem!!

Variação da Pressão no Reservatório



O ponto 1 representa Pressão Estática - é a pressão no reservatório quando não há fluxo, ou seja, quando o reservatório está em seu estado originário sem qualquer intervenção.

O ponto 2 quando o reservatório já está em produção representa a Pressão de Bolha - aqui começa a vaporização à temperatura constante.

Importante saber!
Ponto de Bolha - Determina a pressão e temperatura em que se forma a primeira bolha de gás.
Ponto de Orvalho - Determina a pressão e temperatura em que o gás deve ser resfriado para que a condensação de água se inicie.

O ponto 3 representa as condições de temperatura e pressão do fluido (óleo ou gás) na cabeça do poço, ou seja, na superfície.

Ainda em relação ao gráfico acima observamos o ponto de encontro entre as linhas dos pontos de bolha e de orvalho, conhecido como Ponto Crítico, esta configuração é para misturas.

Antes da linha do ponto de bolha, a fase em que se encontra a mistura é líquida, na área delimitada pelas duas linhas é uma zona de equilíbrio em que as fases líquida e gasosa coexistem ao mesmo tempo, após a linha do ponto de orvalho, a mistura se encontra na fase gasosa.

Para uma substância pura, o Ponto Crítico é o maior valor de pressão e temperatura onde duas fases podem coexistir. O gráfico abaixo representa as fases em que se encontra uma substância pura qualquer e seu Ponto Tríplice, em que as fases gasosa, líquida e sólida coexistem em equilíbrio.


É isso, uma rápida abordagem sobre as mudanças de fase que ocorrem no fluido desde o reservatório até a superfície.
Existem reservatórios que produzem água, gás e óleo e existem reservatórios que produzem somente um ou dois destes fluidos.
Próximo post abordarei os tipos de reservatórios e entenderemos o porquê isso ocorre.

=)


Um comentário:

  1. Complementando:
    Ponto de Bolha
    -Óleo Subsaturado: Acima da pressão de bolha não há fase gasosa na mistura;

    - Óleo Saturado: Abaixo da Pressão de Bolha há óleo e gás dissolvido.

    Ponto Crítico -
    Para Misturas: Marca o encontro entre as curvas de Ponto de Orvalho e Ponto de Bolha

    ResponderExcluir