Hoje falarei do último tópico sobre o vasto mundo dos reservatórios. Há muita coisa além do que foi dito aqui nestas seis postagens que são de uma complexidade maior e quem tiver interesse pela área recomendo a leitura do livro Engenharia de Reservatórios de Petróleo .
Já falei que entre outros profissionais, os engenheiros, geólogos e geofísicos são os responsáveis pelas coletas de dados e interpretações a fim de entendermos o que acontece nas profundezas dos reservatórios de petróleo.
Com as delimitações em mãos, é hora de perfurarmos e realizarmos métodos de recuperação secundária para maximizar os ganhos a ser obtidos na explotação.
A reserva de petróleo de um país pode informar o potencial econômico do mesmo.
Segundo a OPEP, o Brasil atualmente ocupa a 15° posição (15.3 bilhões de barris) no ranking liderado pela Venezuela (297.6 bilhões de barris), Arábia Saudita ( 265.9 bilhões de barris) e Canadá (173.9 bilhões de barris. Os EUA ocupam a 11° posição (35 bilhões de barris).
CONFLITO DE INTERESSES PETROLÍFEROS
Países produtores com muitas reservas, pouca tecnologia, reduzida base industrial e instabilidade institucional - Kuwait, Arábia Saudita, Casaquistão...
X
Países consumidores com poucas reservas, alta tecnologia, grande base industrial e estabilidade institucional - EUA, Canadá, Rússia...
E o Brasil???
O Brasil encontra-se em uma situação privilegiada. Possuímos grandes reservas, alta tecnologia em petróleo, base industrial diversificada, grande mercado consumidor, estabilidade institucional e jurídica. Isso aliado as novas descobertas do pré-sal nos coloca em um patamar com grandes perspectivas de investimentos exteriores e boom do nosso mercado interno.
O futuro é certamente promissor e será necessário um bom número de pessoas qualificadas e treinadas para colocar todo este potencial em produção. Se você também é apaixonado pelo ouro negro, não perca tempo! A hora é agora!
6- Definições Importantes
Antes de calcularmos a reserva de petróleo devemos conhecer alguns conceitos técnicos, vamos aprendê-los? =D
Volume Original ou Volume de Óleo In Place (N) = É a quantidade de óleo existente no reservatório na época de sua descoberta.
Volume Recuperável (Vr) = É a quantidade de óleo ou gás que se espera produzir de forma econômica uma acumulação de petróleo.
Produção Acumulada (Np) = Quantidade de fluido já produzido em determinado instante.
Fator de Recuperação do Óleo (Fr) = É o percentual do que se consegue recuperar.
Fração Recuperada (FR) = é o percentual do quanto já se produziu.
Reserva (R) = É o que ainda se consegue recuperar do reservatório.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Com os conceitos já delimitados, podemos passar pra parte interessante... os cálculos!!!
Volume do Reservatório: V= A*h --> Aqui calculamos o volume total das rochas e dos fluidos. A área e a espessura são obtidas pelos métodos das Avaliações das Formações.
Volume Poroso: Vp= % porosidade * Volume do Reservatório -> Estamos interessados na parte porosa da rocha, pois é nela que está o petróleo.
Volume do Óleo: Vo = So (saturação do óleo) * Volume Poroso -> Nos poros da rocha podem conter água, óleo e gás, mas para o cálculo da reserva de petróleo, queremos saber somente a porcentagem do óleo.
Volume do Óleo In Place: N = Volume do Óleo / Bo (Fator de Formação do Óleo em Superfície)
Volume Recuperável: Vr = Fr * N
RESERVA = Vr - Np
Observem que na verdade o volume recuperável de petróleo é bem menor do que o volume do reservatório, através dos métodos de recuperação secundária podemos melhorar os fatores de recuperação e consequentemente aumentar o valor das reservas.
Por isso, todo o estudo sobre mecanismos de produção é de extrema importância para manutenção do reservatório e para mantê-lo produtivo por um longo período de tempo.
Time is Money!
FONTE: Fundamentos de Engenharia de Petróleo.
muito interessante o seu blog sobre esse mundo paravilhoso da industria do petróleo seja downstream ou upstream, parabéns (=
ResponderExcluirThiago Vasconcellos Pilkel
Muito obrigada Thiago!!!
ResponderExcluirEscrevo sobre o ouro negro como um hobby...sou completamente apaixonada por ele! =D
Bem-vindo a minha página!