quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Copa e o Petróleo é Nosso!!!

Se podemos afirmar duas coisas que os brasileiros passaram a conhecer e admirar ao longo dos anos é o Futebol e o Petróleo. 

Hoje, é difícil ver algum 'canarinho' que não palpite sobre as escalações do juiz e sobre os jogos da seleção, assim como o futuro da Petrobras e a rentabilidade do petróleo no Brasil.

Cantos a parte destes pássaros que muitas vezes não sabem nem o ritmo da música, mas que não deixam de cantar... o Petróleo e a Copa são nossos sim! 

Enquanto a bola não rola, vamos saber o que acontecia no mundo petrolífero nos 5 anos em que levantamos a Taça do Mundo?

1958 - Fomos Campeão na copa que aconteceu na Suécia e nossas estrelas eram os astros Garrincha e Pelé, na época com menos de 20 anos.

Neste ano faziam 5 anos que a Petrobras tinha sido fundada como resultado de uma campanha popular - O Petróleo é Nosso! - que durou 7 anos. 

Foi em 1958 que foi criada a primeira logomarca da Petrobras e era inspirada nas cores e formatos da bandeira nacional.

Imagem: Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas,
Rio de Janeiro/RJ - Arquivo Horta Barbosa

1962 - Conquistamos o Bicampeonato Mundial no Chile ainda sobre o brilho do rei Pelé.

No Rio Grande do Sul começava a construção da refinaria Alberto Pasqualini (Refap), hoje ela é a quinta maior refinaria da Petrobras no país. Possui capacidade de processar 30 mil m³ de petróleo/dia.

Devido a sua preocupação com o meio ambiente e segurança, ganhou o apelido de Refinaria Verde.

Ainda na década de 60 o país passava por uma grave crise política, 2 anos depois, em 1964 era instaurado o Regime Militar no Brasil.

1970 - Brasil Tricampeão no México. O Rei do Futebol, Pelé, mais uma vez brilhou e encerrou sua participação em Mundiais. Ele marcou 4 gols, sendo o mais importante na final contra a Itália. 

A década de 70 foi marcante para o setor petrolífero mundial.

No Brasil o consumo de derivados duplicou. A Petrobras reformulou sua estrutura de investimentos e o mar passou a ser a fronteira a ser desbravada para ampliar as possibilidades de aumentar a produção e abastecimento do país.

No mundo acontecia o 1° choque do petróleo, em 1973, em protesto pelo apoio prestado pelos EUA a Israel durante a Guerra do Yom Kippur, tendo os países árabes organizados na OPEP, aumentado o preço do petróleo em mais de 30%.

Em 1979, ocorria o 2° choque do petróleo. A crise política no Irã, desorganizou todo o setor de produção, elevando os preços do petróleo em mais de 1000%.

1994 - Tetracampeonato do Brasil nos EUA com show de bola da dupla Bebeto e Romário.

A Petrobras inaugurou a primeira plataforma desenvolvida no Brasil. Os desafios da exploração em águas profundas foram superados graças aos investimentos em tecnologia. 

2002 - Pentacampeão Mundial na copa que aconteceu no Japão e Coréia do Sul. Surgia o 'Fenômeno' Ronaldinho.

No Brasil, as reservas provadas são da ordem de 1.100 milhões de toneladas e a produção anual estava na faixa dos 74,4 milhões de toneladas, o que significa uma relação reservas/produção de cerca de quinze anos. Aproximadamente, 90% das reservas estão localizadas no mar, principalmente na Bacia de Campos.

2014 - Copa do Mundo no Brasil, rumo ao Hexa! Seleção com mais de 60% de favoritismos dos brasileiros e nomes como Neymar. Hulk e Daniel Alves liderando a lista de craques.

No mundo petrolífero acompanhamos a novela Pasadena x Governo. A região do pré-sal vem superando resultados e consolida uma curva ascendente na produção brasileira.

Em Abril, a produção no país atingiu a marca de 2,146 milhões de barris de petróleo/ dia e 82,9 milhões de m³/ dia de gás, segundo a ANP, assegurando a 15° posição no ranking mundial das reservas de petróleo.

A Agência ainda indicou que 92,1% da produção de petróleo e 71,6% da produção de gás natural do Brasil foram extraídos em campos marítimos.

Que jorre gols nas redes dos adversários do Brasil   =D 




Fonte: Petrobras, Aneel.




Nenhum comentário:

Postar um comentário