sexta-feira, 3 de maio de 2013

Trabalhador... Trabalhador Petroleiro!

No Brasil, a primeira jazida de petróleo explorável comercialmente foi descoberta em 1939, no bairro de Lobato - Salvador/BA. De lá até o recente fenômeno do pré-sal, o mercado se expandiu, se consolidou e criou vários postos de trabalho. 

A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) prevê a geração de 2 milhões de empregos no setor petrolífero até 2020.

Cadê os editais, BR?

Engenharia de Petróleo

O primeiro curso de Engenharia de Petróleo do Brasil foi criado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) em seu Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP) no ano de 1994.

Atualmente, segundo o Guia do Estudante, é possível fazer Engenharia de Petróleo em mais de dez universidades públicas no Brasil, mas existem também faculdades particulares que oferecem o curso. 

Onde Estudar 

O curso tem, em média, duração de cinco anos. Os dois primeiros são com matérias básicas ao curso de engenharia e os três últimos anos é focado em cada especialidade.

A Universidade Petrobras oferece o curso de formação aos aprovados no concurso, condensando os principais conteúdos oferecidos pelos cursos tradicionais nesses últimos três anos de formação.


São estudadas seis grandes áreas: 



  1. Geologia - Explora a formação do petróleo e como localizá-lo.
  2. Reservatórios - Analisa onde o combustível fóssil se deposita e o movimento dos fluidos dentro do reservatório.
  3. Poços - Estuda técnicas de perfuração de poços e equipamentos utilizados.
  4. Elevação e Escoamento - Estuda o escoamento dos fluidos desde o reservatório até a superfície.
  5. Área de Operação - Estuda os equipamentos submarinos de controle da produção e a planta de processamento de fluidos das plataformas. Ligada à prática.
  6. Estudo Econômico - Analisa a viabilidade dos projetos e planeja gastos e ganhos.

Onde Trabalhar

Um engenheiro de petróleo pode trabalhar tanto em escritórios, no setor administrativo, como embarcado, na parte operacional nas plataformas marítimas.

O profissional está habilitado a trabalhar em empresas que atuem nas áreas de exploração, produção e transporte de petróleo e gás natural, refinarias de petróleo, unidades de processamento de gás natural, empresas de engenharia, órgãos governamentais relacionados à indústria do petróleo, bem como em instituições de pesquisa e ensino.

A Rotina de Trabalho

É função deste profissional cuidar do transporte do petróleo e seus derivados desde o local da exploração até as refinarias e petroquímicas, bem como dar o destino correto aos resíduos.

O trabalho do engenheiro de petróleo está sempre ligado à tecnologia. As indústrias de petróleo utilizam softwares e aplicativos para desvendar cálculos e previsões matemáticas necessárias para interpretações geológicas, por isso é importante o engenheiro de petróleo se manter sempre atualizado.

Em sua rotina, os engenheiros de petróleo nunca trabalham sozinhos, o planejamento do número de poços a ser perfurado, a avaliação de sua capacidade, a retirada do óleo, o transporte do mesmo e sua transformação no produto final requer entrosamento das equipes, é uma atividade multidisciplinar e bem dinâmica.

Sem contar com as áreas ambiental, de segurança e economia que se relacionam em tempo integral.

Quanto Ganha

O último edital da Petrobras aberto em 2012.1 trazia como remuneração inicial para o cargo de Engenheiro de Petróleo Junior, o salário básico de R$ 4.414,73 com garantia de remuneração mínima de R$ 6.883,05.

Mais alguns benefícios e a famosa participação nos lucros (PL), o salário se torna bem atrativo.

Concurso Petrobras - Concorrência

É necessário cada vez mais dedicação, consistência e entendimento das disciplinas cobradas pelo edital. O número de inscritos vem crescendo sensivelmente a cada edital, bem como a pontuação mínima para garantir uma vaga na estatal.

No concurso de Maio/2012 foram 8040 inscritos para 69 vagas mais 276 vagas destinadas à formação de cadastro reserva.

Foram chamados até o 87° colocado (até a data de hoje - 03/05/13), os mesmos tiveram rendimento mínimo nas matérias específicas de 82%.

Foco, disciplina e muito estudo são primordiais para garantir o tão sonhado petrograma.



Fonte: Guia de Carreiras , Universidade Estadual do Norte Fluminense , Guia do Estudante , Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário